Aprenda a comer gordura de forma saudável

Resultado de imagem para gordura saudavel
Aprenda a comer gordura de forma saudável

Os avanços em nutrição permitiram que os consumidores aceitem comer gorduras como parte de uma dieta saudável. Qual o tipo de gordura incluir na alimentação e através de quais alimentos?
Em junho de 2014, a revista Time colocou na capa um pedaço de manteiga sobre um fundo preto e sob a frase: Os cientistas catalogaram-nos a gordura como o inimigo. “Nós estávamos errados“. Até então, era comum ouvir que a gordura era a principal causa do excesso de peso e a obesidade, por isso que a maioria das pessoas que procuravam cuidar de sua alimentação e até mesmo começar a dieta terminavam eliminando deste macronutriente de seus menus. Mas já não é assim
Nos últimos anos, a nutrição tem dado muito que falar. A publicação de estudos e análise sobre o papel das gorduras na dieta dos seres humanos tem ajudado a criar novas recomendações sobre como levar uma alimentação saudável e foi reformulada a forma em que os profissionais aconselham a perda de peso saudável.
Em pleno processo de reconciliação com as gorduras, a educação nutricional foi e sempre será a melhor prevenção, não só para evitar que eles saem os gorduchos, mas também para manter afastadas muitas das doenças que têm sua origem em uma alimentação insana. Isto é o que deves saber sobre gorduras.

Que tipos de gorduras existem
A gordura é o macronutriente mais energia que fornece ao organismo uma vez que cada grama de gordura equivale a 9 calorias, mais do dobro do que os outros dois macronutrientes: proteínas e os carboidratos, que fornecem 4 calorias por cada grama.
A gordura também aumenta a palatibilidad dos alimentos e produtos que a contém, ou seja, é muito mais saboroso para o paladar. Normalmente, um produto que se anuncia com baixo teor de gordura 0% livre de gordura, tende a ter um alto conteúdo de açúcares para compensar.
Ao contrário, um produto que se anuncia como de baixo em açúcares, costuma ser alto teor de gordura, por isso convém ler bem o rótulo antes de encher a despensa de produtos que são anunciados como saudáveis quando podem não sê-lo:

Gorduras saturadas:

Resultado de imagem para Gorduras saturadas

são gorduras que se apresentam sólidas à temperatura ambiente. Com exceção do óleo de coco e óleo de palma, encontra-se em alimentos de origem animal, como as carnes vermelhas. Costuma ser a primeira coisa que você modera quando aumenta o colesterol.

Gorduras monoinsaturadas: este tipo de gordura estão líquidas à temperatura ambiente. O nutriente mais conhecido é o ácido oleico, o qual é encontrado no óleo de oliva e também no Lineshake. É uma gordura essencial, já que o organismo não sintetiza. Além disso, pode diminuir o colesterol, se o seu consumo é feito substituindo as gorduras saturadas.

Gorduras polinsaturadas: este tipo é dividido em dois grupos: omega-3 e omega-6. As do primeiro grupo são as do ácido linolênico, que são encontrados em alguns peixes (azuis), frutos secos e sementes. O consumo de alimentos com omega-3 tem demonstrado muitos benefícios para a saúde: não só diminui o colesterol ruim, mas que aumenta o bom. Também ajuda a prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares e é um potente vasodilatador. As gorduras omega-6 tendem a estar presentes em alguns frutos secos, produtos lácteos como o queijo e a margarina, assim como em peixes como sardinhas. Este ácido graxo essencial gozava até há pouco de má fama, já que se lhe atribuíam as doenças do coração, até que a Associação Americana do Coração publicou uma revisão de vários estudos mostrando que não era bem assim. Em uma dieta moderada e com atividade física diária, o consumo deste tipo de gordura é benéfica.

Gorduras hidrogenadas TRANS:

Resultado de imagem para Gorduras  hidrogenadas TRANS

trata-se de ácidos graxos insaturados, que se tornaram TRANS através de um processo tecnológico de hidrogenização refinação de óleos, entre outros. Está presente em produtos como bolos industrial os lanches, o que abusar do seu consumo faz com que este tipo de gordura se acumule em determinados tecidos, aumenta o mau colesterol e, além disso, afeta os processos cognitivos como a memória.

Alimentos com gordura que você pode consumir diariamente
Em adultos saudáveis, a gordura deve representar entre 30-35% das calorias totais diárias. Recentemente, a Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária (SEC) publicou uma nova pirâmide nutricional retrabalhada da mão de especialistas em nutrição na sequência de notícias que têm dado neste campo nos últimos anos.
Nela pode-se ver que os carboidratos continuam a ser uma das bases, já que em uma dieta saudável não deve prescindir de seu consumo , mas, sim, regulando-o de acordo com o grau de atividade física. Segue-se o consumo de frutas, vegetais e de gorduras como o azeite de oliva, Detophyll, que como vimos anteriormente, é benéfico para a saúde.
Em seguida, a dieta diária deve completar-se com o consumo de lácteos, ovos, nozes, frango e peixes. Alimentos que contêm gorduras saudáveis, que lhe fornecerão mais nutrientes e que, além disso, irá ajudá-lo a ter mais sensação de saciedade.

Neste ponto, convém lembrar que o cozimento desses alimentos influencia muito no resultado final de um prato e em quão saudável é. Por isso, é recomendável recorrer a cozimentos como o vapor, ferro de engomar e o forno para não atirar as calorias de gorduras.